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SEO E OTIMIZAÇÃO DE SITES

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.

SEO E OTIMIZAÇÃO DE SITES

O que é e como funciona o SEO?

O robô do Google passa no seu site, avalia todos esses critérios como título da página, conteúdo, estrutura de links internos, qualidade de links externos apontados e aplica uma nota para o seu domínio (site.com.br) e para a página (site.com.br/pagina.html), a combinação dessas notas é que determina quem fica nas primeiras posições.

Como o SEO pode ajudar seu site?

Ao iniciar uma campanha de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões no site.

Existem diversos tipos de objetivo em um site. Para um e-commerce, o principal é gerar vendas. Para um blog, é que seus visitantes leiam seus posts. Então esses objetivos, que também chamamos de conversão, podem ser muito variados, como vendas, cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas partes do site. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas.

Como melhorar e aplicar as boas práticas de SEO do meu site

Um bom ponto de partida é medir a sua atual nota de domínio, página e compará-las com os primeiros colocados no resultado orgânico, essas notas são denominadas pelo Google como PA (nota da página) e DA (nota do domínio), para isso você pode utilizar uma ferramenta que te ajuda nessa mensuração é o POI ( POSICIONAMENTO ORGÂNICO DE INTERNET ela é bem útil pois entrega a nota de cada concorrente de página (PA), domínio (DA) e a quantidade de links externos apontados.

Com esses dados na mão é hora de trabalhar em cima das melhorias, nos na PAGINA ORGÂNICA, começamos geralmente definindo quais são os termos de busca alvo do negócio, é importante não só focar nas palavras-chave amplas, que tem grande busca, mas também nas buscas compostas, que apesar de menor tráfego, tem menor concorrência e são mais fáceis de ranquear, com as palavras-chave definidas vamos para o código.

O algoritmo do Google

Como será então que o Google entende qual site é melhor? O trabalho é feito por cálculos complexos realizados através de seu algoritmo que considera uma infinidade de fatores. O que mudou com o passar dos anos foi a relevância desses fatores, como por exemplo o PageRank que antigamente era fator determinante e hoje não é mais, apesar de ainda ser muito importante.

O mercado digital teve um grande crescimento e com o Google não foi diferente, pois hoje o buscador tem como foco principal a experiência do usuário.

O ano de 2015 foi de mudanças para a empresa, como por exemplo em abril quando o buscador lançou uma atualização que tem permitido uma melhora nas buscas feitas por smartphones, que agora dão preferência a sites que se adaptam perfeitamente aos dispositivos, ou seja, os chamados sites responsivos.

SEO ou Links Patrocinados?

Os links patrocinados são uma forma mais fácil e rápida de aparecer no topo dos resultados do Google, mas pode ser infinitamente mais cara do que uma boa estratégia de SEO.

 

Além disso, quando a campanha sai do ar, o seu site some da primeira página dos buscadores instantaneamente, o que contrasta com o caráter de continuidade que a prática de SEO possui.

Podemos perceber claramente que a maior parte dos cliques vai para os resultados não pagos, que também são chamados de orgânicos.

Com links patrocinados, o número de visitas do seu site aumenta rapidamente, mas isso não ocorre com a probabilidade de conversão desse público. Isso porque em uma campanha de links patrocinados, um site que vende brinquedos pode muito bem aparecer em primeiro para a busca “diversão infantil”, se esta palavra estiver selecionada para um link patrocinado.

E se o usuário que busca não estiver com a intenção de comprar nada, apenas de conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança, ocorre o que chamamos de rejeição.

 

O usuário entra no site e rapidamente verifica que ali não existe o que ele procura.

Já com a prática de técnicas de SEO, o site só aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante. As chances de um usuário não encontrar o que procura diminuem. Logo, aqui temos uma equação em que o número de visitas pode ser um pouco menor do que as geradas pelos links patrocinados, mas o percentual de conversões aumenta significativamente.

Portanto, o trabalho de SEO da PAGINA ORGÂNICA está relacionado à credibilidade e relevância de uma página ou um site.